Maria Teixeira na Rede


Maria Teixeira na Rede


blog

15/09/2011 16:42

Especial de leitura na Bienal

Especial Leitura na Bienal

“Participar da Bienal foi um sonho realizado”, disse Adriana Izidoro, idealizadora do projeto Leitura Viva. Na tarde do último sábado, o estande do Plano Nacional de Livro e Leitura serviu de palco às atividades promovidas pela nossa equipe.

Teve roda de leitura com os alunos da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula (de Rio das Ostras!), dança, música, a apresentação do livro Boneca Fuxico – produzido pelo grupo do Leitura – e o pré-lançamento da obra Hoje eu não quero ir à escola, do escritor Nilson Denadai.

Nas próximas semanas, falaremos um pouquinho mais dos projetos que apresentamos e da importância que teve para nós fazer parte desse evento. Fique de olho!

projetoleituraviva

—————

05/09/2011 16:54

RIO DAS OSTRAS ESTARÁ NA BIENAL

Município será representado em evento nacional por projeto literário realizado em Escola
 
Um projeto de incentivo à leitura realizado em uma escola municipal de Rio das Ostras estará representando o município na principal feira literária do país, a Bienal do Livro no Rio de Janeiro. O projeto, chamado Casa de Leitura Casimiro de Abreu Leitura Viva, é coordenado pela Professora Adriana Izidoro, fruto do Programa Federal "Mais Leitura, Ponto de Leitura".
O projeto é sediado na casa da Professora (no Distrito de Barra de São João), onde fica instalada a biblioteca, formada pelo acervo aproximado de 800 exemplares (vindos do projeto federal). Adriana não conta com o apoio de nenhuma empresa ou parceria pública, sendo a manutenção toda arcada pela professora. Ali, o quarto e a garagem são utilizados para este fim. "Enquanto eu não tenho uma casa própria para o projeto, já que eu não posso pagar aluguel, o projeto funciona nesta área adaptada lá de casa, em Barra de São João", disse Adriana.
Além deste trabalho na biblioteca, a Professora desenvolve um trabalho na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, em Rio das Ostras. Ali, as crianças, com idade entre oito e nove anos, estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, são acompanhados pela Professora Renata.
Uma vez por mês, as crianças se reúnem na escola para fazer as atividades relacionadas ao incentivo a leitura. Uma destas atividades foi chamada de "Encontro com o escritor", onde as crianças trabalham um mês com o livro e, no dia da visita do autor, são apresentadas atividades diversas, como releitura, interpretação, entrevista, dança ou encenação, entre outras.
Para estas visitas, são convidados escritores locais, valorizando os talentos de Rio das Ostras e diminuindo, assim, a "distância" entre os alunos e os autores. "Isto faz com que os alunos sintam ali que o escritor não é alguém intocável ou superior e, neste contato, eles possam perceber que podem também vir a se tornar um escritor. Se ele conseguiu, eu também posso, por que não?", informou a Professora.
A principal "vitrine" do projeto recentemente foi o Projeto Ação Global, realizado no final de agosto no Parque da Cidade, em Rio das Ostras. Nesta ocasião, foi apresentada a dinâmica utilizada nas salas de aula. E, pela qualidade do trabalho apresentado na cidade de Rio das Ostras é que a recompensa foi ainda melhor do que o esperado.
"A partir destas apresentações na Ação Global e na Escola Municipal, veio o convite para que o Projeto represente a cidade de Rio das Ostras no dia 10 de setembro, na Bienal do Livro, que será realizada neste mês no Rio de Janeiro. Será uma forma de apresentarmos para os visitantes, o exemplo que deu certo em Rio das Ostras", informou a professora.
Para esta "apresentação especial", a dinâmica a ser apresentada é a mesma da sala de aula, com apenas uma diferença: o livro que as crianças estão trabalhando será lançado na Bienal, sendo uma novidade para os presentes. As crianças tiveram o acesso ao escopo do livro, que trabalha com a questão do bulling e pichação de bens públicos.
A partir deste material, eles elaboraram desenhos especiais, que depois viraram uma pintura especial no muro da escola, que constantemente era alvo de pichadores. Também foram realizados trabalhos em música, encenação, coreografias, entre outras atividades, todas registradas em um vídeo, que será apresentado na Bienal do Livro.
"Nós temos que ficar gratos com o empenho destas crianças durante o Projeto, mas principalmente agradecer o apoio da Secretaria de Educação, por meio da Secretária, Maria Lina Paixão, que nos dará todo o apoio ir até a Bienal, com ônibus, lanche e divulgação deste trabalho, e da diretoria da Escola Maria Teixeira de Paula, do qual eu sou professora. Para mim, será um prazer levar o nome da cidade que abriu as portas para o nosso projeto e onde tudo começou", afirmou Adriana Izidoro.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Casa de Leitura "Casimiro de Abreu Leitura Viva", pode acessar o site da casa - clcasimirodeabreu.blogspot.com - ou entrar em contato pelo telefone (22) 8806-8108 ou e-mail a.izidoro@yahoo.com.br. Através destes contatos, a Casa está recebendo doações ou apoio para manutenção do projeto.


Fonte:

https://www.jornalexpressoregional.com.br

—————

26/08/2011 16:32

Pichadores são Flagrados pela Guarda Municipal e levados à delegacia.

 

Fotos: Mauricio Rocha

 

 

Guardas municipais que fazem a ronda noturna em Rio das Ostras flagraram e abordaram um grupo de jovens pichando o muro da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, na localidade Jardim Campomar. O vandalismo foi praticado por volta das 22h da última quinta-feira, dia 26. Cinco dos infratores, todos menores de idade, foram levados à 128ª DP, onde o crime foi registrado.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira, cerca de R$ 1 milhão são gastos por ano pela Prefeitura de Rio das Ostras para consertar o patrimônio depredado. Segundo ele, verba que poderia ser investida em melhorias.

O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, informa que além das rondas feitas 24 horas por dia pela Guarda Municipal, as câmeras da Central de Monitoramento têm auxiliado na identificação de atos de vandalismo cometidos contra o patrimônio público. Sérgio Pinto ressalta ainda que as rondas durante o período da noite focam as práticas de vandalismo.

ARTE PARA EDUCAR - Uma das alternativas encontradas pela Escola Municipal Maria Teixeira de Paula para minimizar a prática da pichação entre os estudantes foi o incentivo à arte do Grafite. A diretora Shirley Nudugéria explica que, por meio da disciplina de Educação Artística, até o final deste mês começará um projeto que contempla o ensino do Grafite aos alunos. Eles terão a possibilidade de aprender a técnica utilizando o muro da própria escola para desenhar.

PARCERIA - Essa não é a primeira vez que a Guarda Municipal age em apoio à polícia. Recentemente, uma equipe da Força Tática da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano conseguiu evitar um assalto a uma das unidades da Prefeitura. O Quiosque de Informações Turísticas, localizado na Praia da Tartaruga, foi alvo de uma tentativa de roubo. O crime só não aconteceu porque os guardas conseguiram interceptar os criminosos e conduzi-los à Delegacia.



 

—————

19/07/2011 15:03

Rio das Ostras promove Conferência de Assistência Social

 

19 de julho de 2011

 

 

Foto: Secom
Foto: A Conferência de Assistência Social reúne gestores, comunidade e profissionais da àrea
A Conferência de Assistência Social reúne gestores, comunidade e profissionais da àrea

A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras promove neste final de semana a VI Conferência Municipal de Assistência Social que terá o tema "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorizar seus trabalhadores". A abertura será na próxima sexta-feira, dia 22, às15h, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Carlos Augusto. No sábado, a programação continua, a partir das 8h, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar.

De acordo com a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a realização da conferência, com a participação da comunidade e a atuação do conselho municipal de assistência social é importante para a aplicação e desenvolvimento de políticas públicas.

A Secretaria de Bem-Estar Social é a responsável pela ampliação de oportunidades para as parcelas mais vulneráveis da população. Suas ações se desenvolvem por meio da oferta de serviços continuados, benefícios, programas e projetos e da parceria com outras secretarias de Governo, Organizações Não-governamentais e Instituições Privadas.

"É necessário, no entanto, tratar a gestão do trabalho como uma questão estratégica fundada nos princípios da capacitação continuada de trabalhadores, gestores e conselheiros da área de forma sistemática, pois é somente com a estruturação do trabalho e com a qualificação e valorização dos trabalhadores atuantes no SUAS, que poderemos garantir a qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados à população riostrense", disse a secretária.

Na sexta, a programação começa com o credenciamento de delegados e participantes. Em seguida serão realizadas duas palestras. A primeira terá como tema "A Política Nacional de Assistência Social", ministrada pela Assistente Técnica da Proteção Social Especial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social do Estado, Marcella Gavinho D' Icarahy. Em seguida, a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Márcia Almeida, fala sobre o "Panorama da Assistência Social no Município". Finalizando o dia será feito a leitura e a aprovação do Regimento Interno.

No sábado, serão realizadas mais duas palestras na parte da manhã. Marcella D'Icarahy fala também sobre "Estratégias para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS" e "Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistênciais".

A segunda palestra será ministrada pelo sociólogo Bruno Coputinho de Souza, gerente de projetos da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, que fala ao público sobre "A Centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil" e "Fortalecimento da Participação e do Controle Social".

A parte da tarde será dedicada aos grupos de trabalho, a leitura e aprovação dos relatórios e a eleição dos delegados para representação na Conferência Estadual de Assistência Social.







 

—————

13/07/2011 15:15

Escola da rede municipal promove encontro com escritora

 


 

Foto: Deork Daniel
Foto: A palestra com  a escritora Maria José de Abreu Moreira aconteceu na biblioteca da Escola Maria Teixeira de Paula
A palestra com a escritora Maria José de Abreu Moreira aconteceu na biblioteca da Escola Maria Teixeira de Paula

Incentivar o amor aos livros e aproximar os alunos dos escritores. Esse é um dos objetivos da parceria realizada entre a Escola Municipal Maria Teixeira de Paula e o programa Leitura Viva. Depois da obra "Safira e o Portal dos Sonhos" ser apresentada durante as aulas de Língua Portuguesa na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, foi a vez da autora da obra, Maria José de Abreu Moreira, participar de um encontro com os alunos na terça-feira, dia 12, na biblioteca da escola. Moradora de Rio das Ostras há 10 anos, Maria José incentivou os adolescentes a escrever.

"Há muitos anos eu luto por uma educação melhor e é gratificante poder falar a esses estudantes", afirmou Maria José. A autora começou a palestra, depois de ouvir um trecho do seu livro ser apresentado por duas alunas, falando de sua paixão pelo ofício. "Escrever é um sonho, é a melhor coisa do mundo", descreveu.

O aluno Mateus Vicente, de 11 anos, gostou muito de conhecer a escritora e elogiou o livro, que aborda em linguagem jovem, usando também a mitologia nórdica, a importância da preservação ambiental. "Achei a história muito legal porque passa uma mensagem em defesa da natureza", disse ele.

Segundo a diretora da escola, Shirley Ludugéria, o projeto de incentivo à leitura desenvolvido entre os alunos, que inclui contação de história para as turmas dos anos iniciais, tem rendido muitos frutos.

"Os estudantes ampliaram o vocabulário, aumentaram e melhoram a produção textual e a argumentação em geral. Sem falar que hoje sabem como se portar numa biblioteca, fazendo silêncio e cuidando do acervo", explicou.

Sarau literário – Antes do encontro com a autora, a escola realizou um sarau com os estudantes dos anos iniciais, que apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido no bimestre. "Abordamos o conto de fadas e foi interessante porque pude trazer um depoimento que gravei do escritor Pedro Bandeira durante da Feira Literária Internacional de Parati para os nossos alunos", disse a professora Adriana Izidoro.

Responsável pela contação de histórias para as turmas dos anos iniciais, Adriana coordena o Leitura Viva, que integra a Rede Biblioteca Viva do Programa Mais Cultura, iniciativa do governo federal.



 

—————

30/06/2011 10:20

Humanização é tema da 9ª Conferência Municipal de Saúde 30 de junho de 2011 10:20

 

 

Foto: Cezar Fernandes

  
Foto: População participa da Conferência, contribuindo para as políticas públicas de Saúde
População participa da Conferência, contribuindo para as políticas públicas de Saúde
 

A participação popular é indispensável para definir as políticas públicas de saúde. A partir dessa premissa, Rio das Ostras promove sua 9ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo comunidade, autoridades e profissionais da área para debater os rumos da Saúde na cidade. A abertura será dia 1º de julho, às 18h, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Carlos Augusto. Dias 2 e 3, o evento acontece na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, a partir de 8h.

“Pautamos nossas políticas de saúde de acordo com as necessidades da população. A conferência é uma oportunidade para debatermos a fundo essas demandas e construirmos juntos, poder público e comunidade, a rede de saúde que desejamos”, disse o prefeito Carlos Augusto.

Durante a abertura, a Assessora da Área de Acolhimento e Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Guedes, vai proferir uma palestra sobre o tema principal da Conferência “Acolhimento e Humanização para o Crescimento da Promoção, Prevenção e Recuperação na Saúde”. O ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Rio de Janeiro (Cosems- RJ), Antonio Carlos Oliveira Junior (Maninho), falará sobre o panorama da Saúde de Rio das Ostras.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Manhães, explica que a escolha do tema se alinha às premissas da atual gestão. “Ao lado do desenvolvimento científico e tecnológico, a humanização do atendimento tem que ser prioridade para todos os gestores e está diretamente ligada à prevenção e à cura”, afirmou o secretário.

TEMAS - No dia 2, o evento começa com café da manhã e às 9h, o médico convidado Carmelindo Maliska irá ministrar uma palestra sobre Medicina Baseada em Humanidade.

A partir de 10h, começam as apresentações dos painéis relativos aos principais temas em debate da Conferência: “Saúde do Servidor”, “Atenção Básica de Saúde”, “Saúde Mental” e “Reabilitação”, assuntos que serão, em seguida, debatidos pelos grupos de trabalho, durante a tarde.

Os usuários do Centro de Reabilitação farão uma apresentação de dança sênior e técnicos da Secretaria de Saúde vão falar ao público sobre os programas e unidades do município. No último dia, a plenária reúne os participantes para leitura e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e, à tarde, serão eleitos os novos conselheiros de saúde do município. O evento se encerra com o pronunciamento do secretário municipal de Saúde e com um almoço de confraternização.



 

 

—————

05/05/2011 16:56

Poetas são homenageadas por escola municipal de Rio das Ostras

A poeta Fausta Pires de 78 anos tem dois livros de poemas editados  
Na ocasião foi inaugurado uma Sala de Leitura
A Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, de Rio das Ostras, inaugurou no dia 2 de maio a Biblioteca Fausta Pires e a Sala de Leitura Selma Rocha.  O evento contou a presença da secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e apresentações de poesias, jograis e encenações preparadas pelos alunos da unidade de ensino.
Poeta e presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Selma se sensibilizou com o reconhecimento. “Para um poeta, um escritor, não há nada mais importante do que isso. A inauguração da Sala de Leitura foi um momento mágico. Ainda mais sendo esse espaço dentro de uma escola recheada de jovens ávidos por conhecimento”, afirmou.
A poeta Fausta Pires que, aos 78 anos, tem dois livros de poemas editados  – “Rosário de Rendeira” e “Chuvas da Primavera” – também ficou emocionada com a homenagem.
 
Fonte:
https://riodasostrasjornal.blogspot.com
 

—————

11/04/2011 12:15

Secretaria de Educação lança projeto de incentivo à escrita

Foto: Maurício Rocha


Marina Lima na apresentação do Projeto Escrevendo Identidades
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos textos e incentivar a prática da escrita nas escolas da Rede Municipal, a Prefeitura de Rio das Ostras lançou o projeto “Escrevendo Identidades”. A apresentação aconteceu na quarta-feira, dia 5, no auditório da Secretaria de Educação.
Estiveram presentes no lançamento a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e diretoras, professores e alunos de escolas que contam com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. 

“Na prática, o ‘Escrevendo Identidades’ é uma estratégia pedagógica que pretende oferecer subsídios para a melhoria da produção textual em nossas escolas e, ao mesmo tempo, fortalecer o conceito de Identidade Cultural“, explica o professor Cezar Santa Ana, coordenador da Equipe de Apoio Pedagógico dos Anos Finais.

Além dos alunos, poderão participar professores, coordenadores e diretores. As categorias envolvem poesias, narrativas, textos de opinião e reportagens, entre outros. Na cerimônia de encerramento do projeto, em dezembro, deverá ocorrer o lançamento de um livro com os textos selecionados.

No lançamento do projeto, que foi aberto pela secretária Maria Lina, foi enfatizada a importância da escrita, com leitura de vários textos, entre eles o de Daniel das Neves de Oliveira, aluno do 9º Ano da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula. 

Segundo a diretora da Escola Municipal Cidade Praiana, Daniele Benther, a leitura e a escrita são práticas sociais essenciais ao desenvolvimento pleno dos alunos. “Interessante é que o projeto abraça também os professores da Rede Municipal que, por intermédio dessa iniciativa, terão oportunidade de mostrar o seu trabalho e enriquecer ainda mais a Educação de nosso município”, disse Daniele. 

Estiveram presentes representantes das escolas municipais Ary Gomes de Marins, Fazenda da Praia, Inayá Moraes D´Couto, Cidade Praiana, Marinete Coelho de Souza, Padre José Dilson Dórea e Maria Teixeira de Paula.

—————

07/04/2011 10:51

Projeto "Escrevendo identidades" incentiva a produção de textos nas escolas.

 

 7 de abril de 2011


 

Foto: Mauricio Rocha

  
Foto: Secretária de Educação, Maria Lina Paixão, esteve presente no lançamento do projeto
Secretária de Educação, Maria Lina Paixão, esteve presente no lançamento do projeto
 

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos textos e incentivar a prática da escrita nas escolas da Rede Municipal, a Prefeitura de Rio das Ostras lançou o projeto “Escrevendo Identidades”. A apresentação aconteceu na quarta-feira, dia 5, no auditório da Secretaria de Educação.

Estiveram presentes no lançamento a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e diretoras, professores e alunos de escolas que contam com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

“Na prática, o ‘Escrevendo Identidades’ é uma estratégia pedagógica que pretende oferecer subsídios para a melhoria da produção textual em nossas escolas e, ao mesmo tempo, fortalecer o conceito de Identidade Cultural“, explica o professor Cezar Santa Ana, coordenador da Equipe de Apoio Pedagógico dos Anos Finais.

Além dos alunos, poderão participar professores, coordenadores e diretores. As categorias envolvem poesias, narrativas, textos de opinião e reportagens, entre outros. Na cerimônia de encerramento do projeto, em dezembro, deverá ocorrer o lançamento de um livro com os textos selecionados.

No lançamento do projeto, que foi aberto pela secretária Maria Lina, foi enfatizada a importância da escrita, com leitura de vários textos, entre eles o de Daniel das Neves de Oliveira, aluno do 9º Ano da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula.

Segundo a diretora da Escola Municipal Cidade Praiana, Daniele Benther, a leitura e a escrita são práticas sociais essenciais ao desenvolvimento pleno dos alunos. “Interessante é que o projeto abraça também os professores da Rede Municipal que, por intermédio dessa iniciativa, terão oportunidade de mostrar o seu trabalho e enriquecer ainda mais a Educação de nosso município”, disse Daniele.

Estiveram presentes representantes das escolas municipais Ary Gomes de Marins, Fazenda da Praia, Inayá Moraes D´Couto, Cidade Praiana, Marinete Coelho de Souza, Padre José Dilson Dórea e Maria Teixeira de Paula.



 

 

—————

07/10/2010 13:18

ESCOLA DA REDE MUNICIPAL PROMOVE FESTIVAL DE TALENTOS

O Festival de Talentos da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, localizada no Jardim Campomar, chegou à segunda edição, reunindo alunos, professores e comunidade.

O evento, que aconteceu no sábado, dia 25, possibilitou que os estudantes compartilhassem os seus dons.
 

“Nosso objetivo foi valorizar os talentos em um evento descontraído e dinâmico, onde a criatividade é o ponto principal”, disse a professora Carla Peixoto, organizadora do Festival.

 

 

Fonte: www.riodasostras.net

—————

—————