Maria Teixeira na Rede


Maria Teixeira na Rede


blog

12/08/2012 16:35

Parceria entre Furnas e Rio das Ostras garante palestra sobre economia de energia para a população

Uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social, e a Eletrobras Furnas está proporcionando uma série de palestras, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, entre os dias 10 e 12 de agosto, sobre o combate ao desperdício de energia elétrica.

O projeto de Furnas, denominado “Energia da Sabedoria”, destina-se a pessoas da terceira idade, sensibilizando e conscientizando para o desperdício de energia elétrica e outras questões ambientais relacionadas ao tema. O objetivo é mobilizar a população para o uso da energia de modo eficiente, visando a sustentabilidade do planeta como um todo.

As atividades desenvolvidas durante as palestras são dinâmicas e os participantes recebem dicas para economizar energia, além de fazer uma reflexão sobre a importância da mudança de atitude dentro da realidade atual de consumo, onde muitas vezes é constatado o desperdício de energia.

 

Projeto Energia da Sabedoria – A base dos projetos é o Combate ao Desperdício de Energia Elétrica. Este conceito constitui um processo de mudança de atitude, melhorando o padrão da qualidade de vida com menor consumo energético e sem perda de conforto. Desta forma, buscamos sensibilizar, educar e alavancar a participação da sociedade. Até 2009 já foram atendidos mais de 7 milhões de alunos e 43 mil professores através das metodologias educativas desenvolvidas pela Eletrobras Furnas.

 

 

 

Fonte: https://marianadahora.wordpress.com

—————

14/05/2012 14:01

PROJETO DE RIO DAS OSTRAS MOTIVO ALUNOS A AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DAS ESCOLAS

 

O "Cuidar e Preservar" oferece oficinas de grafite e pintura de painéis nas paredes das escolas. É a arte em favor da cidadania!

 

 

 

 

 

 

Um projeto em Rio das Ostras está motivando alunos da rede municipal a ajudar na conservação das  unidades de ensino. O "Cuidar e Preservar" oferece oficinas de grafite e pintura de painéis nas paredes das escolas. É a arte em favor da cidadania!!

A ideia é tentar fazer com que os alunos passem a respeitar o patrimônio da escola. Comecem a colaborar com a conservação de carteiras e a limpeza do colégio. Essa é a segunda escola da rede municipal de Rio das Ostras a receber o projeto. A diretora conta que era comum ver pixações, depredação de mesas e cadeiras.

A estudante reconhece. Por diversas vezes viu, e até mesmo rabiscou carteiras, jogou lixo no chão sem se preocupar com quem limpava. Agora, atentos às técnicas da grafitagem os alunos vão se envolvendo no projeto.

A partir das pinturas na parede, eles descobrem a necessidade de conservar o colégio limpo. O projeto tem também os alunos monitores que circulam pelo pátio e salas de aula com coletes azuis alertando e fiscalizando os outros colegas. Uma tentativa de motivar que cada um valorize e respeite o espaço público. Allan adorou a ideia.

Os resultados surpreendem e são bem rápidos. Segundo a diretora, o comportamento dos alunos mudou em menos de uma semana.

 

Fonte: RJ INTER TV 1ª Edição

 

—————

04/04/2012 00:00

Alunos da rede municipal são premiados na OBMEP

Rio das Ostras se prepara para participar de mais uma Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) enquanto comemora os bons resultados da edição passada. Em 2011, a cidade conquistou duas medalhas de bronze graças ao desempenho das alunas Carolina Manhães Santos e Luiza Pinto da Silva, que estudam, respectivamente, nas escolas municipais Fazendas Reunidas Atlântica e Inayá Moraes D´Couto. Já outros nove estudantes foram certificados com menções honrosas.

A OBMEP é voltada para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas, buscando motivar o estudo de matemática, identificar e dar maiores oportunidades aos estudantes interessados nesta disciplina nas diferentes regiões de nosso País. Vários alunos de Rio das Ostras se inscreveram para a 8ª edição da olimpíada, que realiza a sua primeira fase no dia 5 de junho.

Os alunos participantes podem ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, ou certificados de menção honrosa. Quem conquista uma medalha é convidado a participar, durante um ano, de atividades de aperfeiçoamento, recebendo uma bolsa de incentivo e custeio. Os professores também são premiados, em função do desempenho de seus alunos, sendo um grupo selecionado para participar de cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

MENÇÕES HONROSAS – Os alunos que conquistaram menções honrosas foram Lucas Alves Cardoso Sales (Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto); Ana Carolina Lamim Maciel (Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto); Sara Domiciano de Jesus Gaspar (Escola Municipal Cidade Praiana); Rian Sobral da Conceição (Escola Municipal Cidade Praiana); Erick de Almeida Freitas (Escola Municipal Maria Teixeira de Paula); Natan da Silva Gonzaga (Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel); Caroline de Matos Nunes (Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica); Amanda de Souza de Oliveira (Ciep Brizolão Municipalizado Mestre Marçal) e Pablo de Souza Mendes (Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos).

 

 

 

 

Fonte: www.riodasostras.rj.gov.br

—————

31/03/2012 14:52

HORA DO PLANETA

Veja abaixo escolas e instituições que participaram da Hora do Planeta 2012

Instituto Mãos e Vozes
Prefeitura Municipal de Maringá
Grupo Escoteiro Marista Irmçao Dionysio Tonial - 301/RS
Peti de Flores
União dos Escoteiros do Brasil - PERNAMBUCO
Escola Estadual Maestro Villa Lobos
Colégio Nacional - Araguari MG
Núcleo de Astronomia IFCE - Campus Juazeiro do Norte
Grupo Escoteiro Recanto das Águas
São João da Barra
Centro Universitário Patos de Minas - UNIPAM
Software by Maringá - Associação de Empresas
Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza
ONG Gato-do-Mato
11º Grupo Escoteiro Pindorama/SC
Colégio Pentágono - Alphaville, Morumbi, Perdizes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita de Cássia Oliveira - Vitória-ES
ESCOLA MUNICIPAL PROFª VANDA CONSTANTINO DA COSTA
UMEF "Prof.ª Nice de Paula Agostini Sobrinho" - Vila Velha - ES
Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza

Escola Municipal Maria Teixeira de Paula
Grupo Escoteiro Chico Science
Grupo Escoteiro Humaitá-Sul Pelotas RS
Movimento Pedala Manaus
Instituto Dileta Carniel
Grupo Portal EcoJacutinga
Escola Laurindo Gomes
Blog Nosso RN (nossorn.com), Rio Grande do Norte
Escola Municipal Joana Dantas de Moura
Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas
Escola Estadual Prof.ª Theodora de Camargo Ayres
Banana Café - Credenciado CPFL

...

 

Fonte: http://m.wwf.org.br/participe/hora_do_planeta_2012/escolas/

—————

23/03/2012 15:53

Escolas promovem ações pelo Dia Mundial da Água

 

Foto: Mauricio Rocha
Foto de alunos da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula
Palestras, oficinas, distribuição de dicas ecológicas e exposição de trabalhos marcaram o Dia da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras incentivou e acompanhou várias atividades realizadas nas escolas da rede municipal ao longo da semana. Essas ações, tendo sempre a água como tema, incluíram desde encenações teatrais e musicais até palestras e oficinas, distribuição de dicas ecológicas na comunidade e exposição de trabalhos.

A professora e bióloga Cláudia Corrêa, coordenadora do Núcleo, uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Agricultra e Pesca, afirmou que as ações nas escolas estimulam a mudança de hábitos. “Além de promover a conscientização sobre a importância de evitar o desperdício, levamos o aluno a conhecer o ciclo da água e as consequenciais da poluição dos rios, lagos e mares”, explica.

CONSCIENTIZAÇÃO – O aluno João Victor Machado de Souza, de 9 anos, que cursa o 3º ano na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, enumera ações que podem evitar o desperdício. “Podemos reciclar a água da máquina de lavar para limpar o chão da casa e fechar a torneira na hora de escovar os dentes. Se economizarmos, nossos filhos e netos não vão sofrer com a falta de água”, afirma.

 

 

Fonte: www.riodasostras.rj.gov.br

—————

06/11/2011 13:35

PROJETO UNE LEITURA E GRAFITE

 

Caro leitor,

Neste vídeo, você vai conhecer o belo trabalho que resultou da parceria entre o Leitura Viva e a Escola Municipal Maria Teixeira de Paula. Exibido na Bienal do Livro, o documentário mostra o envolvimento de alunos e professores em projetos que unem o prazer pela leitura e a arte do grafite.

Vale a pena conferir!

 

 

 

 

Publicado por Projeto Leitura Viva em http://leituraviva.org/

—————

26/09/2011 16:43

IDEB E SEUS COMPONENTES: Escola Maria Teixeira de Paula (EM)

O Ideb é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Leve sempre em conta o crescimento, as metas atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado

 

Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado


Ideb 2011
5.0
=
Fluxo
0.80
de cada 100 alunos, 20 não foram aprovados
X
Aprendizado
6.31
nota padronizada de português e matemática
MANTER
© Meritt

O que é o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado). Saber mais

Metas e crescimento


Na meta
5.0
exatamente na meta de 2011
Cresceu o Ideb
6%
cresceu 0.3 pontos percentuais em 2011
 
Tabela
Para ver estes dados em tabela, clique aqui.
Evolução Ideb: Maria Teixeira De Paula (EM)Fonte: Inep. Organizado por: portalideb.com.brMaria Teixeira De Paula(EM)Meta ProjetadaRio Das OstrasSem Ideb para redemunicipalBrasil2005200720092011201320152017201920210-2.52.557.5Valor IdebHighcharts.com

As metas são individuais?

Cada escola tem suas metas definidas individualmente pelo Inep e leva em conta o ponto de partida, ou seja, o valor do seu Ideb inicial. Saber mais

Sobre o gráfico

Para fazer o download do gráfico clique sobre o ícone no canto superior direito. Para imprimir, use o botão

Para você ver mais informações clique sobre o nome da escola, do município, estado, Brasil ou meta projetada.

Classificação do Ideb


MANTER
Cumpriu a meta
No ritmo esperado para 2011
Cresceu o Ideb
Ideb com tendência de crescimento
Ideb abaixo de 6
Valor abaixo da referência

Bom trabalho! Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.

Sugerimos a análise detalhada dos dados, identificando onde devem ser realizados os ajustes.

 

Fonte: http://www.portalideb.com.br

—————

22/09/2011 16:47

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras será realizada no próximo final se semana


 
V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras será realizada no próximo final se semana
A V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras será realizada no próximo final se semana. Na sexta-feira, às 16h, na Câmara Municipal, o prefeito Carlos Augusto abrirá a agenda da conferência.
O avanço nas políticas voltadas para as crianças e adolescentes (ou a falta dele) será apresentado pela esposa do prefeito e também secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, e pela presidente e vice-presidente do CMDCA, Eliara Fialho e Guilhermina Luzia da Rocha.
Agenda - No dia 24 de setembro, sábado, a conferência acontecerá na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula. O credenciamento dos participantes será a partir das 8h. Na parte da manhã, a programação começa com a palestra “Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que será ministrada pela diretora da Rummos Assessoria, Pesquisa e Avaliação e Membro da Comissão Executiva do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a psicóloga Cristina Fernandes que também vai falar sobre“Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
Na parte da tarde os grupos de trabalhos se reunirão para definir as ações a serem tomadas. Em seguida será feita a leitura e aprovação dos relatórios e a eleição dos delegados para representação na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
LB

 

Fonte:   

http://opolifonico.wordpress.com

—————

21/09/2011 16:53

Prefeitura oferece 760 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos


 

Foto: Deork Daniel
Foto: Informática administrativa é um dos cursos oferecidos em Rio das Ostras
Informática administrativa é um dos cursos oferecidos em Rio das Ostras



A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas, até o dia 23 de setembro, para o preenchimento de 760 vagas em cursos profissionalizantes de diferentes áreas. O processo seletivo inclui uma avaliação com questões objetivas que será realizada entre os dias 24 e 26 deste mês. Os cursos oferecidos são: almoxarifado, auxiliar administrativo, auxiliar de operações em logística, auxiliar de recursos humanos, caldeiraria, camareiro, movimentação de cargas e informática administrativa. O cadastro deve ser feito no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao.

Com cargas horárias variadas, entre 72 horas e 200 horas de duração, os cursos integram o Programa Municipal de Qualificação Profissional. Para concorrer a uma das vagas nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de recursos humanos e caldeiraria, é preciso ter Ensino Médio completo. Para as demais áreas, é suficiente ter o Ensino Fundamental completo. Outros pré-requisitos são residir em Rio das Ostras e ter, no mínimo, 17 anos. O edital completo está disponível no site da prefeitura.

Todas as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h) nos seguintes locais: Centro Municipal de Qualificação Profissional, Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, Centro Municipal de Inclusão Digital e Telecentro do Operário.

AVALIAÇÃO – A prova de avaliação, que será realizada no Centro Municipal de Qualificação Profissional (localizado na Rua do Engenheiro, quadra F, lote 9 C, na Zona Especial de Negócios), na data e horário descritos na ficha de inscrição do candidato, são de natureza classificatória. Serão 20 questões, sendo 10 de Português e 10 de Matemática, todas de múltipla escolha, com conteúdo programático referente ao Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com o nível de escolaridade exigido no curso no qual o candidato está inscrito.

Os candidatos classificados devem apresentar a documentação exigida a partir do dia 28 na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque), entre 8h e 17h.




 



 

—————

20/09/2011 16:50

Rio das Ostras tem 760 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

RIO - A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas até sexta-feira, para o preenchimento de 760 vagas em cursos profissionalizantes de diferentes áreas. O processo seletivo inclui uma avaliação com questões objetivas que será realizada entre os dias 24 e 26 deste mês.

Os cursos oferecidos são: almoxarifado, auxiliar administrativo, auxiliar de operações em logística, auxiliar de recursos humanos, caldeiraria, camareiro, movimentação de cargas e informática administrativa. O cadastro deve ser feito no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao.

Com cargas horárias variadas, entre 72 horas e 200 horas de duração, os cursos integram o Programa Municipal de Qualificação Profissional. Para concorrer a uma das vagas nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de recursos humanos e caldeiraria, é preciso ter ensino médio completo. Para as demais áreas, é suficiente ter o ensino fundamental completo. Outros pré-requisitos são residir em Rio das Ostras e ter, no mínimo, 17 anos.

Todas as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h) nos seguintes locais: Centro Municipal de Qualificação Profissional, Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, Centro Municipal de Inclusão Digital e Telecentro do Operário.

AVALIAÇÃO

A prova de avaliação, que será realizada no Centro Municipal de Qualificação Profissional (localizado na Rua do Engenheiro, quadra F, lote 9 C, na Zona Especial de Negócios), na data e horário descritos na ficha de inscrição do candidato, são de natureza classificatória. Serão 20 questões, sendo 10 de Português e 10 de Matemática, todas de múltipla escolha, com conteúdo programático referente ao Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com o nível de escolaridade exigido no curso no qual o candidato está inscrito.Os candidatos classificados devem apresentar a documentação exigida a partir do dia 28 na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque), entre 8h e 17h.

 

Fonte:

http://br.noticias.yahoo.com

 

—————

—————