Maria Teixeira na Rede


RIO DAS OSTRAS ESTARÁ NA BIENAL

05/09/2011 16:54
Município será representado em evento nacional por projeto literário realizado em Escola
 
Um projeto de incentivo à leitura realizado em uma escola municipal de Rio das Ostras estará representando o município na principal feira literária do país, a Bienal do Livro no Rio de Janeiro. O projeto, chamado Casa de Leitura Casimiro de Abreu Leitura Viva, é coordenado pela Professora Adriana Izidoro, fruto do Programa Federal "Mais Leitura, Ponto de Leitura".
O projeto é sediado na casa da Professora (no Distrito de Barra de São João), onde fica instalada a biblioteca, formada pelo acervo aproximado de 800 exemplares (vindos do projeto federal). Adriana não conta com o apoio de nenhuma empresa ou parceria pública, sendo a manutenção toda arcada pela professora. Ali, o quarto e a garagem são utilizados para este fim. "Enquanto eu não tenho uma casa própria para o projeto, já que eu não posso pagar aluguel, o projeto funciona nesta área adaptada lá de casa, em Barra de São João", disse Adriana.
Além deste trabalho na biblioteca, a Professora desenvolve um trabalho na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, em Rio das Ostras. Ali, as crianças, com idade entre oito e nove anos, estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, são acompanhados pela Professora Renata.
Uma vez por mês, as crianças se reúnem na escola para fazer as atividades relacionadas ao incentivo a leitura. Uma destas atividades foi chamada de "Encontro com o escritor", onde as crianças trabalham um mês com o livro e, no dia da visita do autor, são apresentadas atividades diversas, como releitura, interpretação, entrevista, dança ou encenação, entre outras.
Para estas visitas, são convidados escritores locais, valorizando os talentos de Rio das Ostras e diminuindo, assim, a "distância" entre os alunos e os autores. "Isto faz com que os alunos sintam ali que o escritor não é alguém intocável ou superior e, neste contato, eles possam perceber que podem também vir a se tornar um escritor. Se ele conseguiu, eu também posso, por que não?", informou a Professora.
A principal "vitrine" do projeto recentemente foi o Projeto Ação Global, realizado no final de agosto no Parque da Cidade, em Rio das Ostras. Nesta ocasião, foi apresentada a dinâmica utilizada nas salas de aula. E, pela qualidade do trabalho apresentado na cidade de Rio das Ostras é que a recompensa foi ainda melhor do que o esperado.
"A partir destas apresentações na Ação Global e na Escola Municipal, veio o convite para que o Projeto represente a cidade de Rio das Ostras no dia 10 de setembro, na Bienal do Livro, que será realizada neste mês no Rio de Janeiro. Será uma forma de apresentarmos para os visitantes, o exemplo que deu certo em Rio das Ostras", informou a professora.
Para esta "apresentação especial", a dinâmica a ser apresentada é a mesma da sala de aula, com apenas uma diferença: o livro que as crianças estão trabalhando será lançado na Bienal, sendo uma novidade para os presentes. As crianças tiveram o acesso ao escopo do livro, que trabalha com a questão do bulling e pichação de bens públicos.
A partir deste material, eles elaboraram desenhos especiais, que depois viraram uma pintura especial no muro da escola, que constantemente era alvo de pichadores. Também foram realizados trabalhos em música, encenação, coreografias, entre outras atividades, todas registradas em um vídeo, que será apresentado na Bienal do Livro.
"Nós temos que ficar gratos com o empenho destas crianças durante o Projeto, mas principalmente agradecer o apoio da Secretaria de Educação, por meio da Secretária, Maria Lina Paixão, que nos dará todo o apoio ir até a Bienal, com ônibus, lanche e divulgação deste trabalho, e da diretoria da Escola Maria Teixeira de Paula, do qual eu sou professora. Para mim, será um prazer levar o nome da cidade que abriu as portas para o nosso projeto e onde tudo começou", afirmou Adriana Izidoro.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Casa de Leitura "Casimiro de Abreu Leitura Viva", pode acessar o site da casa - clcasimirodeabreu.blogspot.com - ou entrar em contato pelo telefone (22) 8806-8108 ou e-mail a.izidoro@yahoo.com.br. Através destes contatos, a Casa está recebendo doações ou apoio para manutenção do projeto.


Fonte:

https://www.jornalexpressoregional.com.br

—————

Voltar